ENTREGA |  FORMA DE PAGAMENTO |  FALE CONOSCO |  MEU CARRINHO |  LOGIN
(19) 3871-4783  -  trussfit@trussfit.com.br

73% de praticantes do Crossfit sofrem lesões se não tiver o acompanhamento correto.

05/12/2016

O que fazer para evitar as lesões causadas pela falta de acompanhamento e respeito com a individualidade de cada corpo.

Esporte de alta intensidade, o Crossfit promete queimar por hora até 1000 calorias e aumenta o condicionamento físico com movimentos que mistura levantamento de peso, ginástica olímpica e cardio. Porém se não forem feitas com acompanhamento e sem ultrapassar o limite do corpo, que é totalmente individual, podem causar sérias lesões.

Uma pesquisa publicada pela revista científica “Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print”, revela que, entre 132 praticantes de CrossFit, 73% sofreram algum tipo de lesão e, destes, 7% necessitavam de intervenção cirúrgica.

Portanto, para qualquer início de atividade esportiva, é necessário que a pessoa passe por uma avaliação por especialistas para que ele possa quantificar e adaptar-te na modalidade escolhida.  

As regiões que sofrem maior impacto são os joelhos, ombro e coluna. Vários dos exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso, o que acarreta lesões no ombro. O movimento causa estresse nas articulações e, feito de maneira incorreta, pode gerar lesões articulares, musculares e em casos extremos até rompimento de tendões.

Já as lesões no joelho estão muito mais associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. O agachamento, por exemplo, é praticado no CrossFit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa descer até quase o chão e voltar, podendo causar sobrecarga na articulação do joelho.

Na coluna, os movimentos de torção são os vilões. A carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal para a coluna principalmente causando problemas como hérnia de disco que podem levar a cirurgia.

No entanto, os fisioterapeutas não desaconselham a prática do esporte, afirmam que é preciso, além de uma avaliação adequada feita por um profissional da saúde, moderar a intensidade, o peso e o número de repetições. Independentemente se a pessoa está começando agora ou se já faz há muito tempo, o CrossFit provoca muita intensidade.

Se a lesão já aconteceu, o aconselhável é interromper a prática da atividade e procurar uma clínica de fisioterapia. Em média, os tratamentos variam de 4 a 8 semanas dependendo da gravidade da lesão.


Endereço: Alameda Itatinga, 207 - Joapiranga II - Valinhos (SP) - (19) 3871-4783 - trussfit@trussfit.com.br