Alongamento e seus benefícios
02/01/2017Por que praticar antes e depois do treino
O alongamento por muito tempo foi o ritual padrão antes de começar qualquer atividade física. Isso porque ele ajuda a prevenir lesões ou então melhorar o desempenho.
Quando alongamos estamos dando elasticidade e aumenta a amplitude do movimento muscular. Assim, alongar-se força o músculo e estica as fibras e se adaptam a esta condição. Mas essa ação causa stress ao músculo, portanto ao combinar o alongamento com a atividade do seu treino, seja ele aeróbio ou hipertrofia, você está intensificando ainda mais o stress muscular, que pode levar as lesões. O alongamento é indicado para antes ou depois do treino.
A melhor forma de se preparar para começar o treino é realizando um aquecimento.
Ele traz benefícios para o seu corpo, desde que praticado no momento certo. Você deve programar suas sessões de alongamento em períodos distantes do seu treino, ou então em dias alternados. Nestes casos, o alongamento pode contribuir para a prevenção de lesões.
Portanto, se você realizar alongamentos frequentemente, em horários distantes do seu treino, seu corpo ganha elasticidade e amplitude de movimentos. Estes benefícios podem contribuir para que você tenha mais segurança na hora do treino e não se machuque.
Alongamentos e treinos não combinam, a não ser que seja um alongamento bem leve durante o aquecimento antes de iniciar a atividade física. Assim você pode treinar tranquilo, com a certeza de que está fazendo o melhor para o seu corpo.
Calistenia
O que é?
Alongamento
Por que fazer?
Treino Funcional
O que é?